Durante a apuração da reportagem que mostrou flagrantes de motoristas que estacionam no espaço reservado para pedestres em Santa Maria, a Secretaria de Mobilidade Urbana de Santa Maria avaliou a situação dos estacionamentos rotativos na cidade. A responsabilidade do poder público, é ampliar para 2 mil as vagas até o fim deste ano.

Santa Maria tem cerca de 180 mil veículos, segundo o levantamento do CMTU. O Superintendente da Mobilidade Urbana, Marcelo Rosses, informou que a secretaria tem, ainda neste ano, a meta é aumentar de 1,2 mil para 2 mil as vagas na Zona Azul.
Leia outras matérias sobre o trânsito em Santa Maria
Na área central, um carro permanece, em média, de 30 a 40 minutos estacionado, segundo acompanhamento da Coordenadoria do Trânsito. Já em locais como o canteiro no PA do Patronato, a permanência passa de uma hora. No local é permitido estacionar das 20h às 6h.
Na avaliação de profissionais e autoridades de mobilidade urbana, a paz no trânsito depende muito da postura dos condutores.
– A educação é fundamental, e vemos que, em Santa Maria, as infrações não ocorrem por desconhecimento, mas por conduta errada mesmo – disse o instrutor de trânsito Edelcir Mainardi.
>>>> CLIQUE AQUI E VEJA UMA GALERIA DE IMAGENS DOS FLAGRANTES <<<<
A opinião é a mesma do superintendente da Secretaria de Mobilidade Urbana, que não prevê um futuro mais fácil nas ruas.
– A tendência é que Santa Maria tenha as mesmas questões ainda mais desafiadoras, porque a frota está crescendo, e não tem sistema viário que não sinta o impacto desse crescimento – ressaltou Marcelo Rosses.